Estou ansioso, e agora?! A ciência indica que sentir-se assim é normal, faz parte do nosso dia a dia. Porém, a Ansiedade transforma-se em doença quando passa a impedir a pessoa de realizar atividades cotidianas, interferindo diretamente na qualidade de vida. Não consegue trabalhar ou se relacionar com as pessoas? É hora de procurar ajuda médica!
A Ansiedade manifesta diretamente no corpo. Os principais sintomas são a insônia, o aumento da frequência cardíaca, a falta de concentração, dores de cabeça, dificuldades para respirar, formigamentos nas mãos e pés e variações da pressão arterial.
A pessoa ansiosa deve controlar a respiração diante dos sintomas. Minimizar o estresse, ter alimentação saudável e praticar atividade física regularmente reduzem a ocorrência de crises. Ter autocontrole é umas das mais importantes formas de conter a Ansiedade. Para isso, é necessário conhecer a causa raiz, os chamados gatilhos de crises.
Estes podem ser situações cotidianas ou do passado, que repercutem no corpo e na mente, gerando as crises. Para descobrir quais são e de onde surgem os gatilhos causadores das crises, é importante contar com ajuda de profissionais de saúde, psicólogos e psiquiatras.
Em certos casos, há a necessidade de uso de medicamentos que ajudam a pessoa a vencer as crises. Se você esta lidando com a Ansiedade, ou conhece alguém nesta situação, procure ajuda médica o quanto antes. Não havendo tratamento adequado, a Ansiedade pode desencadear outras doenças, tal como a síndrome do pânico.
Vivemos sob constantes pressões e ter a consciência dos sintomas da Ansiedade, fará com que a pessoa possa controlá-la. Não se sinta mal por passar por este momento. Busque ajuda, encare com consciência a sua condição.
Viva bem, viva com saúde!