Está com depressão ou conhece alguém com a doença? Vamos entender um pouco mais a respeito! A depressão é um transtorno de humor muito prevalente em nosso meio, atingindo milhares de pessoas por todo o mundo, sendo as mulheres as mais afetadas.
Está relacionada a fatores psicológicos, genéticos e o meio social. Por exemplo, desregulação de hormônios neurais, perdas emocionais, financeiras ou qualquer outro fator estressor que seja importante para o indivíduo, seja no presente ou passado.
É normal ao longo da vida e do dia haver flutuações de humor. Mas, quando os sintomas persistem e afetam a qualidade de vida, é hora de ficar alerta!
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais conhecidos são falta de interesse e motivação para atividades antes consideradas prazerosas, lentidão física e mental, tristeza, aumento de peso e apetite ou redução de ambos, falta de higiene, alterações sexuais, culpa, baixa autoestima, ideação suicida e insônia. Os indivíduos são propensos a se isolarem e permanecerem deitados por longos períodos.
A depressão é categorizada pelos profissionais de saúde como leve, moderada e grave a depender dos sintomas manifestados.
A depressão também pode ser ocasionada por outras doenças, como alcoolismo, Parkinson e hipotireoidismo.
O diagnóstico se dá quando há presença de sintomas característicos citados; Sintomas por pelo menos 2 semanas consecutivas ; Prejuízo para o indivíduo. É importante excluir a presença de doenças clínicas ou uso de substâncias que podem afetar o humor.
A depressão tem seu tratamento através de medicações antidepressivas, psicoterapia, atividade física e manejo da insônia. Mas o diagnóstico e o tratamento para cada pessoa deve ser feito por profissional habilitado, pois existem diversos subtipos que devem ter sua devida atenção.
Logo, a depressão não é sinal de fraqueza e as pessoas que buscam ajuda e se conscientizam de sua condição são pessoas fortes que estão determinadas a vencer a doença.
Se você acha que pode estar com depressão procure ajuda profissional e faça o tratamento adequado pelo tempo necessário.
Viva bem, viva com saúde!